Buscar
  • Complexo Duplo

Convocatória BETSUD para dramaturgos e dramaturgas


CONVOCATÓRIA

WORKSHOP GRATUITO PARA DRAMATURGAS E DRAMATURGOS COM MENOS DE 35 ANOS

NO RIO DE JANEIRO


Descrição do projeto:


BeyondtheSUD (BETSUD) é um projeto proposto por um consórcio formado pelos coletivos Teatro della Città srl - Centro de produção teatral (Catania – proponente do projeto), Teatro Libero Palermo - Centro de produção teatral (parceiro), Scena Verticale (Castrovillari), Teatro Koreja (Lecce) e Nuovo Teatro Sanità (Nápoples).


O projeto é um dos vencedores do edital "Boarding pass plus" promovido pelo MIBAC – Ministério para assuntos e atividades culturais (Itália). O BETSUD visa promover novos modelos de gerenciamento e produção dos coletivos culturais italianos no contexto internacional, com foco na América Latina. Ao mesmo tempo, busca auxiliar jovens artistas, com menos de 35 anos, a se desenvolverem em um contexto internacional.


Neste primeiro ano, o projeto tem os seguintes parceiros internacionais: Centro Cultural San Martín (Buenos Aires, Argentina), Panorama Sur (Buenos Aires, Argentina), Associação para o Teatro Latino-Americano (Buenos Aires, Argentina), Complexo Duplo e Complexo Sul (Rio de Janeiro, Brasil) e o Festival Cena Brasil Internacional (Rio de Janeiro, Brasil).


O BETSUD tem como objetivo colocar produtores / organizadores, dramaturgos e diretores, agentes fundamentais do processo criativo, em uma interlocução constante, visando a realização de duas produções teatrais e de um arquivo on-line de nova dramaturgia italiana e latino-americana.


O BETSUD está organizando um workshop gratuito de pesquisa e interlocução para dramaturgos com menos de 35 anos, que podem ser italianos ou da UE e dos países parceiros, ou seja, da Argentina e do Brasil. Os participantes serão convidados a discutir metodologias de trabalho e a cooperar em um projeto integrado.


Nesta convocatória brasileira, serão selecionados 3 (três) dramaturgo(a)s, que se juntarão aos selecionado(a)s italiano(a)s para essa etapa do projeto. Os selecionados dos dois países participarão do workshop realizados no Rio de Janeiro. Os participantes brasileiros devem morar no Rio de Janeiro ou ter como custear passagem e hospedagem por conta própria. Nas próximas etapas, os eventuais deslocamentos para a Itália serão cobertos pelo projeto.


Durante os encontros, serão exploradas as diferenças e semelhanças entre a nova dramaturgia europeia e latino-americana. Além disso, o workshop visa aprofundar o estudo e o compartilhamento de modelos de produção internacionais, com especial atenção para novas formas de produção e novos modelos econômicos, a fim de estimular o trânsito dos artistas e a circulação de obras.


Os candidatos precisam dos seguintes requisitos:


  • Formulário de inscrição (Anexo A) preenchido;

  • Passaporte válido;

  • Idade inferior a 35 anos no momento da inscrição;

  • Para cidadãos estrangeiros, estar com visto regularizado ou residência permitida;

  • Bom conhecimento, tanto escrito quanto falado, de inglês ou italiano, e espanhol ou português;

  • Familiaridade com os tópicos abordados e experiência comprovada em dramaturgia.


É desejável que os participantes tenham interesse na dramaturgia contemporânea internacional e atenção aos modelos de escritura que propõem formas alternativas (teatro participativo, teatro verbatim, etc.)


Estes serão os tópicos abordados pelo workshop:

Nova dramaturgia em relação à política e aos processos de integração democrática. Nova Dramaturgia: Europa e América Latina, em comparação. O lugar dos dramaturgos, diretores e produtores no mercado internacional: estratégias, responsabilidades, temas e interesses coletivos. O lugar dos dramaturgos nas estratégias de produção.

Teatro de dramaturgo(a) ou teatro de diretor(a)? Quais estratégias são necessárias hoje? Escrevendo para a cena: temas de interesse coletivo e competitivo no mercado internacional Exercícios práticos de escrita.


Alguns participantes serão selecionados para participar da próxima fase do projeto, escrevendo uma peça baseada em um dos seguintes tópicos:

  • Tema 1: "BAMER (Black, Asian, Minority Ethnic, Refugee) [Negr@s, asiátic@s, minorias étnicas, refugiad@s], uma nova pólis: um novo modelo social inter-étnico que substitui o atual modelo monocultural".

  • Tema 2: "Veja-me agora, meu papel: transgênero, gay, queer, masculino, feminino, jovem e adolescente, LGBTQI+, uma sociedade que busca ser cada vez mais inclusiva";

  • Tema 3: "A família, o último posto avançado antes da derrota. Novos influenciadores, mídias sociais, públicos e privados, mundo global e praça virtual ".


Os participantes selecionados serão convidados a escrever um rascunho de texto inspirado em pelo menos um dos temas indicados acima (máx. 3000 caracteres), com um número máximo de 3 ou 4 personagens, a ser entregue durante o workshop e que será objeto de discussão e trabalho.


O material produzido durante o workshop será colocado em um arquivo online, que será criado com a finalidade de promover e divulgar estas criações.


Duas peças serão selecionadas e produzidas durante o ano, com estreia prevista para outubro ou novembro de 2019.


As atividades ocorrerão de 26 a 30 de março de 2019 no Rio de Janeiro (e simultaneamente em Buenos Aires), em uma das estruturas providas pelos parceiros internacionais.


Os participantes da Itália e da UE têm alojamento e alimentação garantidos, de acordo com um espírito de partilha (apartamentos, B & B, hospitalidade, etc.). Os cidadãos italianos e da UE receberão apoio financeiro para despesas de viagem na classe turística.


O objetivo deste projeto é promover e fomentar a criatividade em novos projetos do campo artístico, bem como promover a sua produção.


Como participar

Para ser selecionado para o workshop, o formulário de inscrição deve ser enviado até o dia 28 de janeiro de 2019 somente por e-mail, para o endereço complexoduplo@gmail.com com cópia para beyondthesud@gmail.com (assunto do e-mail: WORKSHOP DE DRAMATURGIA – BETSUD).


Documentos a anexar:

  • Cópia de um documento válido de identidade;

  • Currículo, com a experiência de trabalho mais significativa, relevante aos temas do workshop;

  • Breve carta de intenção;

  • Um texto representativo do seu trabalho;

  • Link para o vídeo de uma peça de sua autoria (OPCIONAL).

  • Formulário preenchido


A comissão se reserva o direito de solicitar uma entrevista aprofundada com os candidatos, por Skype.


Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail até 5 de fevereiro de 2019


Para mais informações escreva para complexoduplo@gmail.com


ANEXO A (FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO): https://complexoduplo.files.wordpress.com/2019/01/formula%CC%81rio-de-inscric%CC%A7a%CC%83o-betsud-%E2%80%93-anexo-a-portugue%CC%82s-3.docx




0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now