top of page
Buscar
  • Foto do escritorComplexo Duplo

Convocatória BETSUD para diretores e diretoras


CONVOCATÓRIA


WORKSHOP GRATUITO PARA DIRETORAS E DIRETORES DE TEATRO COM MENOS DE 35 ANOS NO RIO DE JANEIRO


Descrição do projeto:


BeyondtheSUD (BETSUD) é um projeto proposto por um consórcio formado pelos coletivos Teatro della Città srl - Centro de produção teatral (Catania – proponente do projeto), Teatro Libero Palermo - Centro de produção teatral (parceiro), Scena Verticale (Castrovillari), Teatro Koreja (Lecce) e Nuovo Teatro Sanità (Nápoples).


O projeto é um dos vencedores do edital "Boarding pass plus" promovido pelo MIBAC – Ministério para assuntos e atividades culturais (Itália). O BETSUD visa promover novos modelos de gerenciamento e produção dos coletivos culturais italianos no contexto internacional, com foco na América Latina. Ao mesmo tempo, busca auxiliar jovens artistas, com menos de 35 anos, a se desenvolverem em um contexto internacional.


Neste primeiro ano, o projeto tem os seguintes parceiros internacionais: Centro Cultural San Martín (Buenos Aires, Argentina), Panorama Sur (Buenos Aires, Argentina), Associação para o Teatro Latino-Americano (Buenos Aires, Argentina), Complexo Duplo e Complexo Sul (Rio de Janeiro, Brasil) e o Festival Cena Brasil Internacional (Rio de Janeiro, Brasil).


O BETSUD tem como objetivo colocar produtores / organizadores, dramaturgos e diretores, agentes fundamentais do processo criativo, em uma interlocução constante, visando a realização de duas produções teatrais e de um arquivo on-line de nova dramaturgia italiana e latino-americana.


Nesta convocatória brasileira serão selecionado(a)s 3 (três) diretore(a)s, que se juntarão aos selecionado(a)s italianos, para essa etapa do projeto. Os selecionados dos dois países participarão do wokshop realizado no Rio de Janeiro. O(a)s diretore(a)s brasileiro(a)s que se inscreverem devem morar no Rio de Janeiro ou ter como custear passagem e hospedagem por conta própria. Nas próximas etapas, os eventuais deslocamentos para a Itália serão cobertos pelo projeto.


O workshop visa aprofundar o estudo e o compartilhamento de modelos de produção internacionais, com especial atenção para novas formas de produção e novos modelos econômicos, a fim de estimular o trânsito dos artistas e a circulação de obras.


Os candidatos precisam dos seguintes requisitos:

  • Formulário de inscrição (Anexo A) preenchido;

  • Passaporte válido;

  • Idade inferior a 35 anos no momento da inscrição;

  • Para cidadãos estrangeiros, estar com visto regularizado ou residência permitida;

  • Bom conhecimento, tanto escrito quanto falado de inglês ou italiano, e espanhol ou português;

  • Familiaridade com os tópicos abordados e experiência comprovada em direção teatral;


É desejável que os participantes tenham interesse na cena teatral contemporânea internacional.


Atividades:

Esta chamada pública prevê a participação gratuita em um workshop que acontecerá em um dos países parceiros do projeto, com os seguintes temas:

  • A direção teatral: pontos de vista para um teatro em renovação.

  • O papel do(a) diretor(a) no processo criativo: autoralidade ou simplesmente direção?

  • A função do(a) diretor(a): escrita cênica / improvisação.

  • Os métodos de escrever o contemporâneo através dos olhos do(a) diretor(a).

  • Igualdade de oportunidades: direção masculina / direção feminina. Gêneros e tendências.

  • Reflexões sobre um projeto baseado na mobilidade sustentável.

  • Do texto para cena: métodos comparados.

  • Prática.


O workshop tem como objetivo compartilhar experiências dos participantes em relação ao contexto de pertencimento e à comparação sobre os temas. É uma oportunidade para que o(a)s participantes sejam um(a) do(a)s dois(duas) selecionado(a)s para dirigir uma das apresentações finais do projeto, com uma turnê subsequente após a estreia, entre outubro e novembro de 2019.


As atividades ocorrerão de 26 a 30 de março de 2019 no Rio de Janeiro (e simultaneamente em Buenos Aires), em uma das estruturas providas pelos parceiros internacionais.


Será garantido aos participantes da Itália e da UE alojamento e alimentação, de acordo com um espírito de partilha (apartamentos, B & B, hospitalidade, etc.). Os cidadãos italianos e da UE receberão apoio financeiro para despesas de viagem na classe turística.


O objetivo deste projeto é promover e fomentar a criatividade em novos projetos do campo artístico, e promover a sua produção.


Como participar

Para ser selecionado para o workshop, o formulário de inscrição deve ser enviado até o dia 28 de janeiro de 2019 somente por e-mail, para o endereço complexoduplo@gmail.com com cópia para beyondthesud@gmail.com (assunto do e-mail: WORKSHOP DE DIREÇÃO – BETSUD).


Documentos a anexar:

  • Cópia de um documento válido de identidade;

  • Currículo, com a experiência de trabalho mais significativa, relevante ao tema do workshop;

  • Breve carta de intenção;

  • Link para o vídeo de uma (ou mais) peça(s) de sua autoria;

  • Formulário preenchido.


A comissão se reserva o direito de solicitar uma entrevista aprofundada com os candidatos, por Skype.


Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail até 5 de fevereiro de 2019


Para maiores informações escreva para: complexoduplo@gmail.com




445 visualizações0 comentário
bottom of page